Com mais de 460 casos de Sífilis confirmados em 2022, prefeitura reforça prevenção

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta semana ações de conscientização e prevenção contra a sífilis. 

Com o tema “Sífilis, Vamos Testar Agora”, a Campanha de Combate à doença começou na última segunda-feira, 17. Na quarta, 19, foram oferecidos testes rápidos para detecção da doença, além de autotestes para HIV, preservativos masculinos e femininos e informativo sobre os sintomas e prevenção contra a sífilis na OCA Rio Branco.

Na sexta-feira, 21, a ação estará ocorrendo no Shopping Aquiri e, também, em um pit stop no Senadinho.

Entre os anos de 2018 a 2022 foram registrados na Capital 4.650 notificações positivas da doença. A maior parte de sífilis adquirida, com mais de 3,3 mil, seguida pela sífilis em gestantes, com mais de 1,1 mil casos, e pela sífilis congênita com 157 notificações.

Entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados mais de 460 casos da doença na capital acreana, sendo 249 casos de sífilis adquirida, 188 casos de sífilis em gestantes e 24 casos de sífilis congênita.

A coordenadora da divisão de IST’S de Rio Branco, Francisca Ribeiro, pontua que a sífilis virou uma espécie de endemia aqui no Estado.

Mesmo com todo esforço que a gente faz, a prefeitura, a Semsa, nós da área técnica, com palestras e informações, a sífilis deu um aumento na pandemia de forma degradante. Então, estamos correndo atrás, lutando muito, informando a população, fazendo detecção com testes rápidos e entrega de insumos”, frisou.