Rio Branco
21°C
quarta-feira, 24 de junho de 2026
07:00

Cheia de 2026 avança em Santa Rosa do Purus e supera níveis registrados no ano passado

A cheia de 2026 no município de Santa Rosa do Purus, no Acre, segue se intensificando de forma acelerada e já ultrapassou as marcas registradas no mesmo período de 2025. O cenário acende o alerta para cidades da região do Purus, especialmente aquelas localizadas ao longo da bacia hidrográfica.

As informações foram repassadas pelo tenente Carlos Queiros, do Corpo de Bombeiros do Acre, responsável pelo monitoramento da regional do Purus. Segundo ele, o volume dos rios continua em elevação, impulsionado pelas chuvas intensas que atingem a região amazônica.

A situação gera impacto direto em Boca do Acre, no sul do Amazonas. O município já ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 18,80 metros, e atualmente o nível do rio chegou a 18,90 metros, aumentando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas.

Com a cheia se intensificando nos rios que alimentam o Rio Acre e seus afluentes, os órgãos de monitoramento avaliam que a tendência é de continuidade da elevação nos próximos dias, caso o volume de chuvas se mantenha.

Outro fator que amplia a preocupação das autoridades é o calendário climático da região. O período chuvoso ainda deve se estender até o mês de abril, o que indica a possibilidade de novas elevações no nível dos rios e agravamento do cenário de cheia.