Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Urbanitárias do Estado do Acre (Sindicato dos Urbanitários) realizaram visitas aos municípios de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. O objetivo da ação foi levar informações aos trabalhadores sobre seus direitos e ouvir suas queixas referentes às condições de trabalho que eles lidam no dia a dia.
As empresas Eletroacre/Energisa, Sanacre, Depasa e empreendimentos da área da terceirização que prestam serviços à Energisa foram visitadas pela comissão de dirigentes sindicais. Os trabalhadores foram consultados sobre o Acordo Coletivo de Trabalho de 2019, informados sobre a precarização que prevê a proposta de Reforma da Previdência do atual governo e, também, relataram como estão os ambientes que atuam.
“Esse processo é feito por nós todos os anos, no início e no meio do ano. É importante levar as informações e envolver a classe trabalhadora nessas discussões. Temos muitos desafios em 2019, principalmente por conta das ameaças de retirada de direitos”, relatou o presidente do sindicato, Marcelo Jucá.
A equipe também abordou as novas propostas trabalhistas, que entre outros temas envolvem o fim da Justiça do Trabalho e uma nova Carteira de Trabalho – verde e amarela – que amplia as relações entre empregado e empregador, mas diminui os direitos, segundo os sindicalistas. “Quem assinar por esta carteira já não recebe férias e décimo terceiro”, conclui Jucá.
O presidente sindical foi acompanhado pelos dirigentes Domingos do Monte, Carlos Celso e Odair Nunes. As visitas foram realizadas entre os dias 6 e 8 de fevereiro e vão se estender a outros municípios acreanos que tenham trabalhadores ligados às indústrias urbanitárias.