Campanha Novembro Azul envolve servidores da Saúde municipal

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou nesta sexta-feira, 30, nova ação da campanha Novembro Azul. Desta vez, o foco foi o atendimento aos servidores e colaboradores da rede municipal de Saúde. Realizada na sede da SEMSA, a campanha levou aos funcionários da saúde do Município consultas, eletrocardiograma, verificação da pressão e teste de glicemia.

O “Novembro Azul” é uma campanha desenvolvida no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que teve sua origem em 2008. O principal objetivo é prevenir e combater o câncer de próstata. Em 2012, inspirado pelo “Movember” – movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença -, a campanha se concentrou no mês de novembro, visto que no dia 19 de novembro se comemora o Dia Internacional do Homem e, por isso, passou a se chamar “Novembro Azul”. Desde então, diversas ações e atividades relacionadas ao tema são desenvolvidos anualmente no Brasil.

Em Rio Branco, as ações envolveram equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros e URAPS, que durante toda a campanha realizaram consultas médicas, consultas de enfermagem, atendimento odontológico, testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C), testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial (PA), farmácia, vacinação, exames preventivos (PSA, toque retal, USG de próstata), além de ações educativas, recreativas e de cuidados pessoais como palestras, rodas de conversa, corte de cabelos, jogos. “O objetivo da ação é atender o público masculino e incentivar que os homens tornem a consulta uma prática cada vez mais comum e necessária a qualidade vida e saúde”, informou o diretor de Assistência à Saúde da SEMSA, Félix Araújo.

Na sexta-feira, 09, Dia “H” da campanha em Rio Branco, durante todo o dia, equipes da policlínica Barral y Barral atuaram no atendimento médico, de enfermagem, testes rápidos, aferição da pressão arterial, vacinação e dispensação de medicamentos.

Atendimento noturno

Com o objetivo de alcançar o maior número de homens possível equipes também foram mobilizadas para o atendimento noturno. Na última quinta-feira, 29, as ações foram dedicadas aos usuários da Unidade de Saúde Dr. Nineo Insfran, no Conjunto Universitário, onde mais de 60 homens compareceram à unidade e tiveram acesso a consultas médicas, serviços de enfermagem, exames, aparição de PA de Glicemia, testes rápidos, palestras, vacinas a atividades físicas coordenadas por alunos da fisioterapia.

De acordo com o coordenador da área Técnica de Saúde do Homem da SEMSA, Francisco Holanda, “a cada ano, o resultado da campanha supera a expectativa. Os homens estão cada vez mais conscientes da necessidade de cuidar da saúde”.