Bocacrenses relatam tremor de terra na noite de sábado (9)

Vários internautas de Boca do Acre relataram em grupos de Whatsapp e em suas páginas, no Facebook e outras redes sociais, terem sentido um leve tremor de terra que teria ocorrido em terras bocacrenses.

Segundo relatos dos moradores, o bairro que sentiu o terremoto com mais intensidade foi no Praia do Gado. Um deles enviou áudio e fotos para amigos de avarias que ocorreram em um dos cômodos da casa. Ainda conforme o mesmo, a fiação de alta tensão ficou balançando durante os segundo de duração do tremor.

De acordo com o G1, o epicentro do terremoto aconteceu no município amazonense de Atalaia do Norte, distante de Boca do Acre a 577 quilômetros em linha reta.

Dados das estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) indicam que o evento ocorreu às 22h14 (horário de Brasília), em uma profundidade de 15 quilômetros. O abalo é de magnitude considerada mediana para os níveis do Brasil. Foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e confirmado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM)

“O evento sísmico ocorreu em uma região de baixa densidade populacional. Assim, não temos muitos relatos de que foi sentido na região. As cidades mais próximas do epicentro são Mâncio Lima (AC) e Cruzeiro do Sul (AC)”, disse o geofísico Marcos Ferreira do CPRM.

Ferreira observou ainda que os eventos dessa região costumam ser resultado das atividades da placa de Nazca. Contudo, em geral, são muito mais profundos que o evento de quarta-feira, em torno de 500 a 600 quilômetros.

Desde 2010, cerca de 40 sismos com magnitude acima de 3,0 foram registrados nos estados do Amazonas, Amapá e Roraima.