Bocacrenses garantem pódio e liderança de temporada na 3ª etapa do Acreano de Ciclismo de Estrada

A terceira etapa do Campeonato Acreano de Ciclismo, organizado e realizado pela Federação Acreana de Ciclismo (FAC), aconteceu no último sábado (13) e significou para Boca do Acre, a consolidação dos atletas amazonenses na liderança da competição em suas categorias.

Estamos falando de Fernanda Souza e Val Zambianch, respectivamente Elite Feminino e Máster B1, que fizeram uma prova praticamente perfeita, enfrentando as temidas ladeiras da rodovia Transacreana, situada na capital, mas não tomaram conhecimento do terreno e dos adversário e, como se diz na linguagem do ciclismo, sentaram a bota e saíram vitoriosos.

Nesta etapa, Boca do Acre esteve representada diretamente por Fernanda Souza (Elite Feminino), Ryan Santiago (Iniciante), William França (Máster A), Val Zambianch (Máster B1) e Adenir Costa (Máster B2).

Fernanda Souza

Fernanda tentava a vitória para abrir dez pontos de vantagem para a sua principal oponente na disputa pelo título da temporada 2023.

As mulheres pedalaram por 60 quilômetros, metade indo e a outra metade voltando para o ponto de partida. Em todo o percurso, o pelotão se manteve praticamente compacto, com exceção de uma desistência e outra competidora que ficou para trás.

Outra informação importante é que Fernanda Souza corria pela primeira para a sua nova equipe, os Vikings, que está chamando a atenção pela organização, empenho, e assistência aos atletas.

Voltando à corrida.

Durante o trajeto inteiro as atletas só se estudavam, sem tentativas de ataques, porque o melhor estaria guardado para o final. Ane atacou na descida, acelerou na subida, mas Fernanda desceu encaixada e na subida saiu de trás com autoridade e fez um Sprint poderoso a 50 km/h, para não deixar dúvida de que seria ela a campeã da etapa.Pela segunda vez no ano a bocacrense ocupou o lugar mais alto do pódio e como recompensa, além do troféu, Fernanda abriu dez pontos de vantagem. “Ainda não tem nada conquistado, ainda temos duas etapas, e as meninas do Acre são boas o suficiente para nunca serem subestimadas, o que valoriza muito cada pódio”, disse a bocacrense.

Val

Outro orgulho de Boca do Acre foi Val Zambianch, que também se firmou na liderança da Máster B1 com a conquista da sua segunda vitória no campeonato. Foi uma corrida dura, mas Zambianch tomou logo a frente do pelotão, e depois de seguidos ataques, quatro atletas se desgarraram do restante, botaram a passada firme nos 80 quilômetros, e vieram para a chegada.Quem também estava no pelotão dos escapados, era o bocacrense de nascimento, Richard, conhecido no Acre como “Bom de Bola”. Val e Richard vinham “tocando o terror” nos adversário, revezando em alto nível, e protagonizando uma chegada de arrepiar, alcançando velocidade máxima de mais de 60 km/h.

Rya, William e Adenir

Ryan Santiago correu na Iniciante, também vestindo nova camisa (Vikings). Na primeira vez que participou, o garoto bocacrense já impressionou os acreanos ficando na quarta posição. Na sua segunda participação da temporada 2023, Ryan ficou em segundo lugar, a poucos centímetros de também ser o campeão da etapa.William França correu sob os olhares do adversário, que não queriam que o bocacrense tivesse o mesmo destaque da prova anterior. Marcado do começo ao fim e bloqueado na chegada, mesmo assim o atleta de Boca do Acre conseguiu a conquista da quinta posição, garantindo mais um pódio amazonense.

O advogado e pastor Adenir Costa ficou a apenas uma posição do pódio, mas mesmo assim impôs respeito na sua primeira participação em 2023, ele que terminou a edição de 2022 entre os melhores do Acre na categoria Iniciante. Hoje, correndo na categoria Máster B2, Costa esteve destacado no pelotão de frente em praticamente todo o percurso, mas o cansaço da viagem e a falta de treino no local minaram as forças de mais um representante de Boca do Acre. Por uma questão de detalhe estratégico, Adenir não trouxe para casa mais uma medalha.

Agradecimentos

Os corredores de Boca do Acre fizeram questão de destacar o agradecimento ao secretário de Finanças Antonio Suêder, o secretário de Saúde Manuel Barbosa, à Micro WP, Hospital das Bikes e Leblon Motos.