Rio Branco
25°C
domingo, 5 de julho de 2026
19:53

Boca do Acre registra surto de dengue com aumento de 181%

O município de Boca do Acre registra um surto de casos de dengue, segundo confirmou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) nesta terça-feira (20). Houve aumento de 181%, nas notificações na comparação entre os meses de agosto e de setembro.

Levantamento do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA/FVS-AM) aponta que, em agosto, foram 44 casos notificados de dengue em Boca do Acre. Já em setembro, esse número saltou para 124, conforme consta no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Já na comparação entre 2020 e 2019, há baixa oscilação dos dados de notificação de dengue no município. Consta no Sinan que foram 232 casos da doença de janeiro a setembro de este ano, e 228 no mesmo período do ano passado.

No último Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado este ano, Boca do Acre foi classificado como “médio risco”, sendo os criadouros predominantes localizados em lixo.

Em razão do surto, uma equipe técnica da Fundação de Vigilância deve acompanhar, nesta quarta-feira (21/10), ação de controle da dengue em Boca do Acre.

De acordo com o governo, a FVS constatou a necessidade de atualização técnica para o uso do novo inseticida, denominado Cielo, para controle da população de Aedes aegypti.