Rio Branco
23°C
quarta-feira, 24 de junho de 2026
10:56

Atividade física pode reduzir os riscos de morte por câncer de mama, destaca artigo

Atividade física pode reduzir os riscos de morte por câncer de mama, destaca artigo

Aproximadamente 12% das mulheres vítimas do câncer de mana, ou, uma em cada dez delas poderiam ter a vida poupada se praticassem atividade física regularmente, é o que aponta o um artigo científico divulgado na Nature e com participação do Ministério da Saúde.

Segundo a pesquisa, somente em 2015, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas se as pacientes realizassem ao menos uma caminhada de 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.

De acordo com o artigo, um dos fatores que causam o câncer de mama é o excesso de estrogênio, que pode levar à formação de mutações e carcinogêneas estimulando a produção de radicais.

A prática regular de atividade física diminui o estradiol e aumenta a globulina de ligação a hormonas sexuais, provocando uma redução de circulantes inflamatórios e aumentando as substâncias anti-inflamatórias.

Ainda segundo o ministério da Saúde os estados brasileiros com melhores indicadores socioeconômicos apresentaram as maiores taxas de óbitos de câncer de mama atribuível à inatividade física. O Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar, seguido pelo Rio Grande do Sul e São Paulo.

Além disso, a pesquisa também chama atenção para o impacto de outros fatores de risco nos casos de mortes. 6,5% dos óbitos por câncer de mama são atribuídos ao uso de álcool, índice alto de massa corporal e uma dieta rica em açúcar.