Atendimentos no Santa Juliana são retomados

A Diocese de Rio Branco informou que os serviços básicos oferecidos pelo hospital Santa Juliana foram retomados. A decisão de suspender o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) foi tomada e anunciada pelo Bispo Dom Joaquim Pertinez no último sábado, 9, por falta de repasse por parte do governo do estado.

A assessoria de comunicação da Diocese não informou quais atendimentos foram retomados. A unidade realiza vários procedimentos médicos que os hospitais não suprem a demanda como partos e cirurgias.

O hospital estava com os pagamentos de novembro, dezembro e janeiro atrasados, a dívida chegava a R$ 5 milhões. Os médicos estavam com salários atrasados e decidiram não iriam mais trabalhar.

O governo do estado divulgou por meio de nota ainda nesta quarta-feira, 13, que havia efetivado o pagamento. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) o valor pago foi de mais de R$ 2,9 milhões.

“Em janeiro, o governo publicou decreto no qual determina que todos para evitar prejuízos nos serviços oferecidos à população, a atual gestão da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) tem se esforçado para garantir o pagamento dos convênios”, afirmou a nota.