Associação Família Azul do Acre debate destinação de recursos

AAssociação Família Azul do Acre (AFAC), uma das entidades que representam autistas e seus familiares, reuniu-se no último sábado, 18, a com o Deputado Federal Major Wherles Rocha, para debater a destinação de recursos parlamentares para políticas públicas à pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

De acordo com as projeções das entidades classistas, no Acre existem milhares de casos de pessoas com TEA, grande parte sem o devido laudo médico oficial, notadamente em razão da existência de pouquíssimos profissionais especializados.

“Vamos continuar a luta para cumprimento integral da lei estadual aprovada em 2015, relatada pelo Deputado Estadual Daniel Zen, que estabeleceu políticas estatais para o espectro. Essa legislação já havia sido parcialmente proposta em 2013, pelo então Deputado Estadual Major Rocha, que agora está se propondo a destinar emendas. Mas o ente federado que receber não deve desviar a finalidade nem permitir o contingenciamento”, relata Abrahão Pupio, um dos membros da Associação Família Azul do Acre.

Desde 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O dia foi instituído com o objetivo de ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento.

Segundo o órgão a cada 70 nascimentos um é autista. No Brasil, a estimativa é de dois milhões de autistas.

Arthur Leite, presidente da Associação Família Azul do Acre, destacou a importância da execução de ações integradas entre Estado e Municípios, considerando que o autismo é considerado Medicina de Alta Complexidade.