O senador Flávio Bolsonaro (PL), lançado oficialmente pelo partido para disputar a Presidência da República nas eleições de 2026, ainda não registrou a candidatura no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para que os candidatos apresentem a documentação necessária termina em 15 de agosto.
Flávio foi escolhido pelo PL durante convenção realizada em 25 de julho. Apesar da oficialização da candidatura pela legenda, o registro junto à Justiça Eleitoral ainda não foi concluído.
O senador é apontado nas pesquisas de intenção de voto como um dos principais nomes da disputa presidencial. O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição, já teve a candidatura registrada no TSE.
Flávio Bolsonaro já anunciou o vice
Na semana passada, Flávio Bolsonaro anunciou o deputado Alfredo Gaspar (PL-AL) como candidato a vice-presidente na chapa.
A escolha surpreendeu porque havia expectativa de que o candidato optasse por uma mulher para ocupar a vaga. Apesar do anúncio, a documentação da convenção do PL em Alagoas deixou aberta a possibilidade de mudança na composição da chapa.
Com isso, Alfredo Gaspar ainda poderia reconsiderar a decisão e retomar a disputa por uma vaga no Senado Federal. Uma eventual mudança também poderia interferir na corrida eleitoral em Alagoas, que envolve nomes como Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB).
Quem já registrou candidatura no TSE?
A menos de uma semana do fim do prazo, cinco dos 14 candidatos que tiveram seus nomes oficializados em convenções partidárias já haviam apresentado ao TSE a documentação necessária para o registro.
Entre os nomes que já aparecem no sistema da Justiça Eleitoral estão Lula (PT), Renan Santos (Missão) e Romeu Zema (Novo).
Também já registraram candidatura Hertz Dias (PSTU) e Samara Martins (UP).
Quais candidatos ainda aguardam registro?
Além de Flávio Bolsonaro, outros nomes oficializados por seus partidos ainda não haviam concluído o registro no TSE até esta terça-feira (11).
Entre eles estão Ronaldo Caiado (PSD), Augusto Cury (Avante), Leonardo Avalanche (PRTB), Edmilson Dias (PCB), Wilson Grassi (Democrata), Clariana Barão (DC) e Rui Costa Pimenta (PCO).
O registro da candidatura é uma etapa diferente da escolha do candidato em convenção partidária. Mesmo após ser escolhido pela legenda, o político ainda precisa apresentar a documentação exigida à Justiça Eleitoral dentro do prazo estabelecido.
Prazo termina em 15 de agosto
Os partidos e candidatos têm até 15 de agosto para realizar os registros das candidaturas para as eleições de 2026. Após o encerramento do prazo, a Justiça Eleitoral analisará a documentação apresentada.
Até a conclusão desse processo, a escolha de um nome em convenção partidária não significa que a candidatura esteja definitivamente registrada perante o TSE.


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>