Durante a sessão desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Gehlen Diniz (PP) falou sobre a instalação da CPI da Sehab que deve ser constituída nos próximos dias. Ele frisou que a vitória no Judiciário é um marco importante para a história do Poder Legislativo, que poderá apurar irregularidades na distribuição de imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida, coordenado no Acre pela Secretaria Estadual de Habitação.
“Quero expressar minha satisfação em razão do Legislativo estar fazendo história nesta legislatura. Primeiro quando acabou com a pensão de ex-governadores. Decisão já promulgada pela Mesa Diretora e já publicada no Diário Oficial. Quero agradecer a oposição que assinou o requerimento propondo a criação de uma CPI para investigar irregularidades na distribuição de casas do Minha Casa Minha Vida. A Mesa Diretora seguiu o Regimento Interno e o plenário votou contrário à CPI. Procuramos a Justiça e o Tribunal de Justiça entendeu que a CPI deveria ser instalada, que o Regimento Interno não poderia se sobrepor à Constituição Estadual e nem Federal”, disse ele.
Gehlen Diniz afirmou que a população acreana pode esperar da Comissão comprometimento na apuração dos fatos. Ele disse acreditar que há mais nomes envolvidos no esquema fraudulento descoberto pela Polícia Civil. “Podem esperar responsabilidade, não vamos agir como pessoas sem responsabilidade, queremos ir a fundo. Acreditamos que há nomes de pessoas que não foram divulgados, mas tiveram participação”, lembra.
Quanto ao rito de instalação, o parlamentar ressaltou que será seguido o Regimento Interno, que se baseia na proporcionalidade para a distribuição dos cargos dentro da Comissão. O Partido dos Trabalhadores tem maior número de parlamentares na Aleac.
“A montagem é conforme o número de deputados em cada partido aqui na Casa. Vamos trabalhar com o máximo de responsabilidade, não vamos levar nomes a público sem antes termos provas. Não vamos fazer como fizeram aí recentemente”, ressalta.