Acre teve melhor desempenho no selo Unicef Amazônia

O resultado foi o melhor entre os estados da Amazônia Legal, proporcionalmente. O reconhecimento pelo desempenho do Acre, foi feito pessoalmente pela representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Eliana Almeida, durante agenda com o governador Tião Viana, na Casa Civil, nesta sexta-feira, 17.

Direitos essenciais para que crianças e adolescentes possam sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se e ser protegida de doenças como o HIV/Aids, crescer sem violência, praticar esportes, brincar e divertir-se, foram algumas das ações desenvolvidas pelas cidades que colocaram o Acre numa posição de destaque nas pesquisas do Selo Unicef – edição 2013 – 2016.

Bujari, Cruzeiro do Sul, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Rio Branco, Rodrigues Alves, Sena Madureira e Tarauacá foram os municípios que tiveram suas ações reconhecidas e premiadas.

“Proporcionalmente, dentro da Amazônia legal, em relação aos nove estados que participam da aprovação do selo Unicef, o Acre foi o estado que teve o melhor desempenho, porque dos 22 municípios, nove participaram, e nove receberam o selo Unicef. Então, proporcionalmente, foi o melhor desempenho, chegando quase a 50% de aprovação”, destacou Eliana ao governador.

O Selo Unicef Município Aprovado é uma certificação internacional concedida pelo Unicef, que reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes que resultaram do esforço de municípios por meio de políticas públicas que promovem, protegem e realizam direitos de crianças e de adolescentes.

“No Acre, a avaliação demonstra uma melhoria com a redução de até cinco por cento na taxa de mortalidade infantil nos municípios, e também um aumento na cobertura do pré-natal, sendo uns dos registros importantes”, pontuou a representante.