O Acre registrou a 13ª morte por Covid-19 de 2024 na última semana epidemiológica do ano, a SE 50, que compreendeu o período de 8 a 14 de dezembro. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) no último boletim epidemiológico. Na semana anterior, o estado já havia somado 12 óbitos.
Durante a SE 50, foram registrados 182 novos casos de infecção pelo vírus. Nas últimas semanas do ano, o estado observou um aumento expressivo nos casos de Covid, com uma alta de 2.557% em três semanas, o que também impulsionou a demanda pela vacina em todo o Acre. No entanto, a Sesacre destacou que a cobertura vacinal entre pessoas dos grupos de risco ainda é baixa, o que preocupa as autoridades.
Apesar do aumento no número de infecções, nenhum caso evoluiu para estado grave, e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) permanecem sem superlotação. Desde o início da pandemia, o Acre notificou 403.263 casos, com 169.893 confirmações e 2.085 óbitos. Em 2024, o estado registrou 2.410 casos confirmados e 13 mortes.
A Sesacre destacou que a ampliação da vacinação resultou em uma diminuição significativa de casos graves e óbitos em 2023 e 2024. Segundo o boletim, a maioria dos casos confirmados neste ano está entre mulheres de 30 a 39 anos e homens de 40 a 49 anos. No total, 63,6% dos casos foram registrados em mulheres, enquanto pardos representam 65% dos infectados, seguidos por brancos (11,2%) e amarelos (10,7%).


?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>