Acre permanece na Bandeira Amarela em nova classificação de risco da Covid-19

De acordo com dados passados pelo Comitê, identificou-se uma redução no número de notificações e de novos casos da Covid-19 em todo o estado.

O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 confirmou ontem, 12, que todo o Estado permanece na Bandeira Amarela (Nível de Atenção). O período avaliado foi entre os dias 23 de maio e cinco de junho e levou em consideração os indicadores epidemiológicos e assistência hospitalar.

De acordo com dados passados pelo Comitê, identificou-se uma redução no número de notificações e de novos casos da Covid-19 em todo o estado.

Com relação a ocupação dos leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocorreu um aumento de 3% nas regionais do Alto Acre, Baixo Acre e Purus.

Quanto aos óbitos pela doença, nas regionais do Baixo Acre, Tarauacá-Envira e Juruá não houve variações.

Funcionamento de atividades

Com a Bandeira Amarela, todos os setores comerciais, sociais e religiosos podem atender com a capacidade ampliada para 50%, seguindo ainda todas as medidas sanitárias vigentes de acordo com a Resolução Nº 18, do governo do Estado.

Estão permitidas de retomar também competições de futebol profissional, amistosos e treinamentos no âmbito das entidades vinculadas à Federação de Futebol do Acre; além de escolinhas de futebol para o público infantil e atividades do atletismo. Teatros, cinemas e apresentações culturais também poderão retomar com os devidos cuidados.

Eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, bem como eventos comemorativos e sociais, tais como casamentos, aniversários e outros tipos de confraternizações realizados em igrejas, cerimoniais, restaurantes e buffets podem retomar com capacidade limitada a 50% dos espaços.

Governo reforça cuidados na pandemia

Apesar da estabilidade nos casos do novo coronavírus em todo o Estado, representantes do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 no Acre reforçam a importância da população continuar atenta aos cuidados sanitários adotados na pandemia: uso de máscara e álcool gel.

“No ano passado, vivenciamos um cenário muito similar com tendências sustentáveis de queda e, logo em seguida, no ano de 2021, iniciamos um processo de aceleração de aumento dos casos e vivenciamos uma segunda onda. Para que não possamos passar por uma terceira onda, enquanto ainda não temos 70% da população imunizada, é importante que todas as medidas sanitárias ainda estejam vigentes e as pessoas adotem isso como hábito”, declarou Karoline Sabino, coordenadora do Pacto Acre Sem Covid.