Acre participa do 9º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador

O encontro foi realizado na modalidade híbrida, online e presencial e reuniu profissionais, técnicos e gestores da Renast e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), incluindo os representantes do controle social do SUS.

Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) estão em Brasília participando do 9º Renastão, que é o Encontro Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), de 30 de novembro a 2 de dezembro, com o tema “Perspectivas e Desafios da Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho no Sistema Único de Saúde”.

Organizado pelo Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância em Emergências em Saúde Pública, por meio da coordenação-geral de Saúde do Trabalhador, o evento tem como objetivo promover a qualificação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).

Além disso, também visa discutir a estruturação das ações de vigilância de ambientes e processos de trabalho e as estratégias e perspectivas, entre as esferas de gestão, para assegurar a consolidação da área no SUS.

“A participação no encontro possibilitou uma nova visão e perspectiva da saúde do trabalhador. No estado do Acre enfrentamos muitos desafios para a consolidação desta política, no entanto, temos avançado muito, sendo, inclusive, referência na implantação dos NASTT’s nas unidades de saúde do estado”, destacou o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, Gabriel Mesquita.

O encontro foi realizado na modalidade híbrida, online e presencial e reuniu profissionais, técnicos e gestores da Renast e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), incluindo os representantes do controle social do SUS. (Taís Nascimento / Secom)