Rio Branco
22°C
sexta-feira, 26 de junho de 2026
09:19

Acre paga subsídio direto a extrativistas e beneficia mais de 600 produtores de borracha e murumuru

O governo do Acre iniciou o pagamento direto do subsídio a produtores de borracha e murumuru, beneficiando mais de 600 extrativistas e agilizando repasses que somam previsão de mais de R$ 1 milhão até o fim de 2025.

Implementada em 2025 pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em parceria com o Banco do Brasil e com apoio do programa REM-KfW, a medida deposita os recursos diretamente nas contas dos produtores — uma mudança que, segundo a secretaria, traz mais rapidez, segurança e dignidade aos trabalhadores da floresta.

Atualmente, 1.200 extrativistas estão cadastrados no sistema estadual. A Seagri informou que pagamentos referentes à safra de 2024 já alcançaram mais de 600 produtores das regionais do Baixo Acre, Alto Acre e Purus, totalizando quase R$ 800 mil. A previsão é de que os produtores do Juruá recebam seus valores até 27 de dezembro.

O subsídio é um complemento de renda calculado conforme o volume de borracha ou murumuru comercializado às cooperativas, com comprovação por meio de notas fiscais validadas pelos escritórios locais da Seagri. A projeção do órgão é encerrar o ano com desembolso superior a R$ 1 milhão.

Para o secretário de Agricultura, Luís Tchê, o novo modelo representa um marco na política de apoio ao setor. “É a primeira vez que o governo realiza o pagamento do subsídio de forma totalmente direta, simples e eficiente. Esse avanço era esperado há décadas pelos extrativistas acreanos”, declarou.

Wally Araújo, chefe da Divisão de Remuneração por Serviços Ambientais da Seagri, orientou os produtores sobre os procedimentos para receber o benefício: procurar o escritório local da Seagri com as notas fiscais da safra 2025 emitidas pela cooperativa compradora e documentos pessoais. Apenas notas fiscais da safra 2025 serão aceitas para os próximos pagamentos.