Abate de bovinos cai e suinocultura avança no Acre, diz pesquisa IBGE

O abate de bovinos diminuiu em 8,8% na comparação entre o 4º trimestre de 2015 e o mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgada na manhã desta quinta-feira, 16, pelo IBGE. A produção de leite cru também caiu substancialmente no trimestre avaliado: -12,3%. Os criadores de gado leiteiro continuam reduzindo a produção para força a alta de preços, que em algumas praças não chega R$1,00 o litro.

Houve queda também na produção de ovos de galinha: -13%. No acumulado de doze meses, a diminuição foi de 1,2%. Já a suinocultura avança mesmo diante da crise econômica que assola o Estado. O abate de suínos cresceu poderosos 54,7% no período, o que mostra que o projeto da empresa Dom Porquito, que criou uma cadeia produtiva no Vale do Alto Acre, está no caminho certo. A Secretaria de Agricultura e Pecuária manifestou-se e vê que o resultado relacionado à suinocultura tem como base suas políticas de desenvolvimento agrário.

A diretora da Dom Porquito, Kristiane Taveira, conversou com o Repórter OPINIÃO e avalia que “a cultura do povo acreano está mudando”, levando-o a consumir mais carne de porco. A carne suína, relatou ela, é a mais consumida em todo mundo e o Brasil vem se destacando na preferência desta carne com “baixíssimo” teor real de gordura e o menor índice de colesterol em relação aos outros tipos de carne. “Com o nosso trabalho em produtos: carcaças cortes diferenciados, cortes pré – temperados e temperados, bacon, embutidos como: salsichas, mortadelas, linguiças diferenciadas, ingredientes para feijoada, tornando o produto mais atrativo e saboroso, que vem inspirando bares e restaurantes a colocar em seus estabelecimentos a carne suína, com preço acessível ao consumidor”.

A Dom Porquito, segundo Kristiense, tem como plano o crescimento de empregos aliado a produção de produtos de alta qualidade. “Além de tudo isso a nossa produção vai para outros estados como Amazônia, Rondônia e Roraima. Em consonância com isso a empresa possui alta responsabilidade ambiental e social , incluindo como parceiros muitos produtores da economia familiar rural de nosso Estado”.