Rio Branco
27°C
terça-feira, 25 de agosto de 2026
12:21

Prefeitura visita Escadaria do Papouco e garante melhorias de mobilidade para moradores da região


O prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, realizou uma visita técnica, nesta terça-feira (25), à Escadaria do Papouco, acompanhado da equipe da gestão municipal, para acompanhar de perto as melhorias executadas na região e ouvir as demandas dos moradores. A intervenção faz parte das ações do programa Prefeitura nas Ruas, com o objetivo de garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a comunidade.

Durante a visita, o prefeito destacou que a ação nasceu a partir do diálogo direto com os moradores, que apresentaram as dificuldades enfrentadas diariamente, principalmente relacionadas ao deslocamento e ao acesso à parte alta da cidade.

Visita Escadaria do Papouco 7
“Viemos acompanhar a nova passarela, que garante melhores condições de acesso, mobilidade e dignidade aos moradores do Papouco”, frisou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Sim, a gente esteve aqui com o Elson no Papouco alguns meses atrás, ouvindo a necessidade dessa comunidade, da população aqui, da situação que eles se encontravam, principalmente para dar uma melhor condição, dignidade na saída. Muitos aqui trabalham, precisam da locomoção, e a gente está vindo aqui verificar essa passarela que foi feita ao longo das casas”, frisou o prefeito.

O prefeito também ressaltou que a gestão municipal está trabalhando para atender uma antiga reivindicação da comunidade: a criação de um centro cultural na região. O projeto prevê a recuperação de uma área onde funcionava uma antiga escola.

“Tem também um pedido dos moradores aqui próximo, que é um centro cultural. Nós já estamos trabalhando um projeto numa antiga escola que estava abandonada. A gente já vai organizar o terreno, deixar tudo pronto para futuramente, com uma parceria adequada, levantar um espaço com condições necessárias para atender a comunidade dessa região”, explicou.

Visita Escadaria do Papouco 9
A gestão municipal também trabalha na criação de um centro cultural no Papouco, com a recuperação do espaço onde funcionava uma antiga escola. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Alysson Bestene reforçou ainda a importância histórica do Papouco para a capital acreana e destacou o compromisso da Prefeitura em manter uma relação próxima com os moradores.

“É uma região tradicional, histórica, que tem a história da nossa capital e merece também ter esse olhar por parte do poder público. A Prefeitura de Rio Branco faz questão de vir in loco, verificar, criar essa relação direta com a comunidade e ver as suas necessidades”, completou.

Mais segurança e dignidade para os moradores

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, explicou que a região possui desafios antigos de infraestrutura e que a intervenção foi planejada para garantir melhores condições de deslocamento para quem vive na parte mais baixa do bairro.

“É uma região central, tem sua precariedade desde muitos anos, desde basicamente o seu início. E o prefeito, em datas passadas, aqui visitou e determinou que se fizesse uma viabilidade, algum sistema que pudesse a população se locomover com dignidade”, destacou.

cd034682 e0f2 4035 9bbd 4d3b53de606e
“Construímos uma escadaria segura e uma passarela para melhorar o acesso e a mobilidade dos moradores da comunidade”, evidenciou Cid. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Segundo o secretário, foram executadas uma escadaria com estrutura mais segura e um trapiche, facilitando o acesso dos moradores.

“Nós fizemos uma escadaria com boa segurança e um trapiche, que é uma forma de todos que moram aqui na parte mais baixa poderem se locomover e atingir aqui o centro da cidade. A gente sai logo aqui na frente do Colégio São José, sai também ali naquela região do Papouco, do Cristo. Enfim, é uma atenção que o poder público, através do programa Prefeitura nas Ruas, está trazendo para essa comunidade”, evidenciou.

Comunidade comemora melhorias no acesso

Para o presidente da Associação dos Moradores do bairro Dom Giocondo, Welliton Pinheiro de Andrade, a presença do poder público representa um avanço importante para uma comunidade que há anos aguardava melhorias.

“É um sonho, né? O poder público olhar com atenção aqui para a nossa comunidade. É uma comunidade carente, como vocês estão vendo com os próprios olhos. E o prefeito Alysson Bestene está vindo, dando essa atenção para a nossa comunidade, com esses trapiches, com as escadarias”, ressaltou.

Visita Escadaria do Papouco 4
“É um sonho ver o poder público olhando com atenção para nossa comunidade e trazendo melhorias”, ressaltou Welliton. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Welliton também destacou a expectativa pela construção de um futuro centro cultural na área. “Agora com a demolição da Escola Madalena de Oliveira, que foi fundada em 1923, eu nem era nascido, agora existe o sonho da reconstrução de um centro cultural para a nossa comunidade. Então, a comunidade só tem a agradecer ao prefeito Alysson Bestene e ao seu secretário”, disse.

Facilidade de acesso

Morador da região, Francisco Alves de Lima comemorou a melhoria no deslocamento, principalmente para pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção.

“Vai ficar bom demais, né? Porque a gente andava por dentro da lama e agora a gente vai em cima do trapiche e vai embora. Vai e vem, dá para fazer aí. Vai por aqui e volta por aqui”, relatou.

Visita Escadaria do Papouco 5
“Antes a gente enfrentava a lama. Agora, com a passarela, ficou muito melhor para ir e voltar”, relatou Francisco. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Francisco, que completará 69 anos em dezembro, ressaltou que a nova estrutura representa mais segurança e facilidade para o dia a dia. “Para mim, que as pernas já estão fracas, fica bom demais. Obrigado, senhor prefeito”, corroborou.





,









Source link