Rio Branco
21°C
sexta-feira, 26 de junho de 2026
08:01

Rio Branco lança Semana do Meio Ambiente e reforça plano integrado para prevenir queimadas durante a estiagem

A Prefeitura de Rio Branco deu início, nesta segunda-feira (1º), à programação da Semana do Meio Ambiente, que neste ano tem como foco principal a prevenção às queimadas, a educação ambiental e o enfrentamento dos impactos provocados pela estiagem. A abertura do evento também marcou o lançamento oficial do Plano de Prevenção e Combate às Queimadas, elaborado de forma integrada entre secretarias municipais, Defesa Civil e instituições parceiras.

A iniciativa busca reduzir os focos de incêndio urbano, fortalecer as ações de orientação à população e minimizar os prejuízos causados pela fumaça, especialmente durante os meses mais secos do ano.

Plano integrado reúne diversas secretarias

Durante o lançamento, o prefeito Alysson Bestene destacou que a gestão municipal tem trabalhado de forma antecipada para enfrentar os desafios climáticos, tanto nos períodos de cheia quanto nos de estiagem.

Segundo o gestor, o plano reúne diferentes órgãos da administração municipal sob coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil.

“Esse plano envolve várias secretarias, coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Defesa Civil. A ideia é evitar que, nesse período de estiagem, a gente tenha um volume maior de queimadas, que traz dano para a sociedade, para o meio ambiente e, consequentemente, para a saúde das pessoas”, afirmou o prefeito.

Bestene ressaltou ainda que a Prefeitura tem intensificado os serviços urbanos nos bairros, com ações de limpeza, fiscalização e fortalecimento das equipes responsáveis pelo atendimento das demandas da população.

“Todos os anos a Prefeitura já trabalha com um plano de combate às queimadas urbanas. Buscamos prevenir, fiscalizar e orientar por meio da educação ambiental. Nossa meta é ampliar cada vez mais esse serviço”, acrescentou.

Município também se prepara para os efeitos da seca

Além do combate às queimadas, a gestão municipal mantém atenção especial aos impactos da estiagem sobre o abastecimento de água e outras necessidades essenciais da população.

De acordo com Alysson Bestene, a Prefeitura já possui um plano de contingência que envolve todas as secretarias municipais e estabelece ações específicas para cada área de atuação.

“Temos um plano de contingência que contempla todas as necessidades deste período de estiagem. Em alguns pontos da cidade é necessário reforçar o abastecimento com carro-pipa, e estamos trabalhando novas alternativas para ampliar a captação e a distribuição de água”, explicou.

O prefeito também destacou investimentos realizados para ampliar a capacidade operacional do município, incluindo a aquisição de novos tanques que poderão ser utilizados tanto no abastecimento de água quanto em ações de combate a incêndios.

“Essa estrutura foi fortalecida com investimentos próprios da Prefeitura e também buscamos apoio da bancada federal para ampliar ainda mais nossa capacidade de atuação”, completou.

Defesa Civil intensifica ações preventivas

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que o plano estabelece responsabilidades para cada secretaria, permitindo uma atuação coordenada diante da mudança do cenário climático.

Segundo ele, a chegada do período seco exige medidas preventivas para reduzir os impactos causados pelas queimadas urbanas e rurais.

“Agora temos uma mudança completa de cenário, com ausência de chuva e ondas de calor, condições favoráveis às queimadas. Por isso, estamos atuando de forma antecipada para diminuir os impactos e mitigar os danos desse período de seca”, afirmou.

Falcão alertou que Rio Branco já registra focos de calor e incêndios neste ano, situação que tende a se agravar com o avanço da estiagem.

“Já temos registros de focos de calor e incêndios urbanos. Isso tende a aumentar com as ondas de calor e a falta de chuva. Estamos trabalhando junto ao Corpo de Bombeiros e realizando o mapeamento das áreas mais sensíveis da cidade”, destacou.

Educação ambiental e fiscalização ganham reforço

A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Agustini Stedille, explicou que a programação da Semana do Meio Ambiente foi construída para ampliar a conscientização da população sobre os riscos das queimadas e incentivar práticas sustentáveis.

Uma das primeiras ações foi a realização de uma blitz educativa voltada à orientação dos moradores sobre os impactos da queima de resíduos em quintais, prática ainda recorrente em diversos bairros da capital.

“Sabemos que essa é uma prática cultural em muitas regiões da cidade, mas ela compromete a qualidade do ar e causa sérios prejuízos à saúde da população. Por isso estamos investindo em educação ambiental, fiscalização e ações mais próximas das comunidades”, explicou.

Segundo a secretária, o plano reúne medidas de orientação, monitoramento, fiscalização e autuação, buscando reduzir os impactos ambientais e proteger a população durante os meses mais críticos do ano.

Semana do Meio Ambiente terá programação educativa

A agenda preparada pela Prefeitura inclui uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental e ao incentivo de boas práticas sustentáveis.

Entre as ações programadas estão atividades com estudantes da rede municipal no Horto Florestal e na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos, com trilhas temáticas e orientações sobre descarte correto de resíduos.

A programação também prevê:

• Plantio de mudas na Praça da Aroeira;

• Capacitação sobre a nova legislação de licenciamento ambiental;

• Lançamento de painéis informativos sobre pontos de entrega de recicláveis e áreas críticas da cidade;

• Atividades educativas no Horto Florestal;

• Ações de conscientização ambiental no Parque Chico Mendes.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente acontece na próxima sexta-feira (5), com programação aberta ao público no Parque Ambiental Chico Mendes. As atividades incluem ações de consciência climática, feira de adoção de animais, vacinação antirrábica no Horto Florestal e a reinauguração da Ecoteca.

Com o lançamento do plano integrado e a mobilização de diferentes órgãos municipais, a Prefeitura busca fortalecer a prevenção às queimadas e reduzir os impactos da estiagem, promovendo mais qualidade de vida e proteção ambiental para a população de Rio Branco.