Segundo a mãe, Nívia Estevam, o menino entrou no banheiro quando dois colegas o seguiram e teriam prensado sua mão na porta com força suficiente para amputar parte dos dedos. A criança precisou se arrastar para buscar ajuda.
Funcionárias da escola prestaram os primeiros atendimentos e acionaram os bombeiros. A mãe afirma que não foi informada inicialmente da gravidade do acidente e que a professora teria minimizado o episódio, descrevendo-o como “brincadeira”.
No hospital, José Lucas passou por cirurgia de três horas. Médicos informaram que não seria possível reimplantar os dedos e reconstruíram parte da área atingida.
Suspeita de xenofobia
A mãe afirma que o filho já havia sofrido agressões físicas e bullying na escola por ser brasileiro, negro e recém-chegado. Mesmo após denúncias anteriores, a família afirma que não foram adotadas medidas de proteção.
Com receio de novos episódios, a família deixou a cidade e está hospedada com parentes em outra região de Portugal.
Investigação
Em nota, o Agrupamento de Escolas de Souselo informou que abriu investigação interna. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens foi acionada pelo hospital após o atendimento médico.
Até o momento, a polícia local, responsáveis pela escola e autoridades brasileiras não responderam aos pedidos de posicionamento.



?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>
?>