Rio Branco
24°C
quinta-feira, 23 de julho de 2026
23:04

Motoristas da Ricco cancelam paralisação após promessa de pagamento de salários atrasados

Os motoristas da empresa Ricco decidiram nesta quarta-feira (15), em assembleia realizada na garagem da companhia, cancelar a paralisação prevista para o transporte coletivo de Rio Branco. A categoria aceitou a promessa da empresa de que os salários atrasados, valores referentes à cesta básica e outros direitos trabalhistas serão quitados até o final da tarde.

Segundo o superintendente de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Clendes Vilas Boas, a interrupção inicial foi causada pela falta de recursos da Ricco, que aguardava o repasse do subsídio da Prefeitura de Rio Branco. O pagamento, porém, só será realizado em 20 de janeiro, após a abertura do orçamento de 2025 pela gestão do prefeito Tião Bocalom.

Vilas Boas também mencionou a interferência de “forças estranhas” na tentativa de influenciar a mobilização dos trabalhadores, apontando como uma possibilidade a atuação do vereador Eber Machado (MDB).

“Forças estranhas quiseram induzir as pessoas. Eber Machado ‘possivelmente’ é uma dessas pessoas. Quando vai ser feita uma paralisação, o sindicato precisa emitir uma nota aos órgãos de controle e à imprensa. A lei exige que 30% da frota continue em circulação para atender emergências. Paralisação total é vedada pela legislação”, afirmou o superintendente.

Com o compromisso firmado pela Ricco, o transporte público na capital segue normalizado, enquanto a empresa aguarda o repasse municipal para regularizar sua situação financeira.